Até onde você iria para suas crenças?

ANTROPOLOGIA RELIGIOSA - PARTE II


Até onde você iria para suas crenças? 
Se sua fé chamado para isso, você daria a sua vida? E se, para chegar ao céu, você foi chamado para tirar sua própria vida?
Soar bizarro? Para uma seita budista chamado Shugêndo não era. 
Estes monges e freiras são conhecidos agora como o Sokushinbutsu, e são consideradas como "viver" budas (parece estranho chamá-los vivos, mas o que for). 
Eles passaram por um processo longo e doloroso, a fim de preservar seus corpos e atingir o estado de Buda e do estado do Nirvana. Para colocá-lo em termos ocidentais, eles mumificados-se vivo, a fim de ir para o céu.
Você pode estar pensando agora sobre o processo de mumificação egípcia, e se perguntando como diabos alguém poderia fazer algo assim para si mesmos (o porquê pode ser compreensível ... afinal, a paz e a felicidade eterna é muito poderoso motivador, apesar de que eu deveria adicionar que a ideia budista de "céu" é muito diferente do que o que pensamos aqui na América.)

O processo de mumificação, neste caso, é muito diferente do que o praticado pelos egípcios. Fundamentalmente diferente, na verdade, porque a Sokushinbutsu literalmente tentou mumificar-se vivo, enquanto os egípcios fizeram o processo post-mortem e, obviamente, para outra pessoa.
Então, como foi essa auto-mumificação alcançado? 
O primeiro passo do processo durou 1.000 dias. Durante este tempo, o Sokushinbutsu aspirante iria comer uma dieta especial de nozes e sementes durante a sua participação em uma rotina de exercícios rigorosos, a fim de retirar a gordura de seu corpo. Na segunda etapa do processo, o monge só comer cascas e raízes para 1.000 dias. Também durante este tempo, eles iriam consumir um chá venenoso feito da seiva da árvore Urushi, uma seiva normalmente usado para fazer laca para taças. Este chá causou vômitos e diarréia, o que resultou na perda de peso rápida. Mais importante, porém, compostos na seiva fez o corpo venenoso para larvas, o que é obviamente uma coisa boa se você está tentando manter as criaturinhas de comer seu cadáver.
Folhas da árvore de laca, cujo seiva foi usado para fazer o chá que envenenou corpos do monge.
Crédito da imagem: Aomorikuma
Uma vez que a segunda fase foi feito, o monge magro e doente entraria um túmulo criado para ser um pouco maior do que o seu corpo. Ele assumiria a postura de lótus, que ele não iria passar de para o resto de sua vida. Ele seria selado no túmulo, seu único contato com o mundo exterior de um tubo de ar de pequeno porte e um sino. 
Todos os dias, pelo resto de sua vida, ele tocava o sino para que aqueles que estão fora sei que ele ainda estava vivo.
Quando o sino parou de tocar, os participantes do monge através de seu processo de mumificação auto iria selar o túmulo completamente e deixá-lo fechado por mais 1000 dias. Uma vez que os 1.000 dias foram passado, eles iriam abrir o túmulo e ver se o seria Sokushinbutsu tinha alcançado seu objetivo de auto-mumificação. Na maioria das vezes, eles iriam abrir o túmulo e encontrar um cadáver podre. Algumas vezes, porém, o processo funcionou e o cadáver foi muito bem preservado (embora não tão bem como múmias egípcias e não próximo, assim como múmias do pântano).
Aqueles que tentaram e falharam este processo bizarro e doloroso foram respeitados por sua devoção, mas aqueles que se tornaram Sokushinbutsu foram imediatamente venerado como um "viva" Buda e colocados em exposição para todos verem.
Felizmente, essa prática bizarra não sobreviveu ao teste do tempo. O processo foi proibido em 1879 no Japão, e por uma boa medida agora qualquer tipo de suicídio assistido, incluindo suicídios por motivos religiosos, agora são ilegais.
Sinto-me obrigado a apontar o óbvio aqui. Este não era o que o Buda destina, e eu duvido seriamente que ele aprovaria se tivesse vivido o suficiente para ver esse processo ocorra. O Buda tentou toda a "abnegação extrema para atingir a iluminação" coisa e não funcionou muito bem para ele. 
Felizmente, ele parou antes de morrer de fome ou doença.
Não, o que a seita Shugêndo não estava de acordo com a filosofia budista como ele foi concebido para ser praticada. Foi uma daquelas seitas radicais - cada religião / filosofia tem eles - e eles realmente não refletem as opiniões da comunidade em geral bemPara a mumificação ser concluída com sucesso, levava-se cerca de 10 anos. Acredita-se que centenas de monges tentaram essa prática de suicídio, mas apenas 24 múmias tenham conseguido chegar nesse estágio completo de mumificação.
Dito isto, certo ou errado, esta é uma parte da história. O show Sokushinbutsu: "O quão longe as pessoas vão em busca de uma crença, equivocada ou não!"

Fonte de Pesquisa: Web: japanpowered.com/japan-culture

P.S. O Prezado artigo não inclui a opinião pessoal da blogueira e nem pretende quaisquer tipos de críticas preconceituosas dentro do contexto cultural. Visamos a informação, o conhecimento e cultura em geral afim de produzirmos pensamentos!



Christianne Thomes Viana©

Todos os Direitos Reservados

Comentários

Postagens mais visitadas