À procura de Crianças bruxas - Parte II Acusação

Crianças bruxas podem ser encontradas para além da ficção na África moderna. Em nosso encontro com Missionário Timóteo da Nigéria, alguns pontos serão esclarecidos.

Saímos de Kilamba cedo, fomos para o centro de Luanda, e à tarde, seguimos para Hoji ya Henda, leste de Luanda,  a fim de entrevistarmos o missionário Timóteo. A viagem foi bastante tranquila. Paramos em uma certa galeria, onde tinham inclusive baile de Kuduru, e nos alojamos em uma sala ao lado de um salão de beleza.
Sepultura na Estrada para o Uíge - Conta-se que alí
 fora enterrado um bruxo muito poderoso
sua alma está sobre a árvore.

Fomos recebidos pela dona Margarida, mais conhecida como Irmã Divina. Nos encaminhou para aquela sala e nos levou à intercessão. Disse que precisávamos de cobertura para o que haveria naquele local. Depois deste feito, falou um pouco sobre a realidade das crianças bruxas, contudo descreveu mais o comportamento dos bruxos em geral.
 
Falou sobre a escolha de seu nome, de sua posição de gêmea como nosso Anfitrião, Ayello,  e nos esclareceu um pouco sobre a condição espiritual e relacional dos gêmeos de origem Bakongo. Contou que seu nome foi anunciado pelos anjos em sonho, onde D'us a direcionou para uma obra específica, denominando-lhe de “Divina Revelação”.
Gêmeos Sagrados Africanos
Mesmo sem entender muito bem o que estava sendo dito, anotamos todos os detalhes e tentávamos no mínimo acolher, tanta informação complexa, completamente diferente de tudo que esperávamos. O valor que dão ao mundo espiritual é tão grande, que qualquer relutância, seria ofensa. Não arriscaríamos, não é?

Depois de esperar certo tempo, o missionário Timóteo chegou acompanhado de um segurança. O mistério só aumentava. Ele falava não se comunicava completamente em português. Apenas algumas palavras. Seu idioma era o Lingala. Foragido do Congo, havia se refugiado em Angola, e atualmente se encontrava na Nigéria. Ficamos muito lisonjeadas com sua disposição em vir a estar conosco.

A irmã divina, fluente na língua materna, fez questão de traduzir cada palavra, e mesmo sendo de difícil compreensão tudo que o irmão nos contava, procuramos ser fiel nas narrativas.

A primeira pergunta que eu lhe fiz foi: Existe bruxaria? Crianças bruxas, é possível? Qual é o fundamento desta crença? Qual o objetivo de tudo isso? Ou seja, já lancei meu pão às águas muito antes de qualquer sinal de empatia. Mas era o risco que eu precisava correr para obter minhas respostas.

Falou em lingala com a Irmã Divina, que me perguntou? Qual o interesse de uma mulher branca nisso? Eu lhe respondi: O interesse de uma mulher que ama o próximo, independente da raça ou cor. Ele sorriu sorrateiramente e continuou: Concentra  na sua “cura de alma” neste momento. Não se preocupe com as crianças bruxas por hora. Trata da que está perpetuando em ti. Depois disso, tu voltarás e farás o que tens de fazer!

Arrepiar foi pouco. Pegou em meu braço, olhou para a marca do coelho no meu braço direito e disse: o que procuras estás aí! Confesso que apavorei. Silêncio!
Depois certo tempo, ele nos falou. Pra que a vinda de vocês não seja em vão, eu explicarei o que vem a ser a bruxaria. Isso se deu dia 26 de julho de 2013.
Ataque Bruxo enquanto me preparava para um Alambamento
Luanda - 2013
Foto: Chris Viana
 De uma forma sistemática, nosso caro entrevistado disse: A sistematização da maldade está dividida em três categorias. São elas:

1) Bruxaria Consciente – Esta prática consiste na ação consciente e objetiva de uma missão específica, previamente arquitetada, com fins únicos de acordo com um agente desejoso. São executadas com propósitos concretos e direcionados ao alvo de forma abstrata (magia), causando males subjetivos e físicos. Esse bruxo foi iniciado de alguma forma e falam abertamente sobre o assunto, não omitindo sua posição quando interrogados a respeito do assunto. O que não significa que estejam sempre falando a verdade.

2) Bruxaria Inconsciente – Considerada a mais perigosa em relação ao primeiro tipo. Este bruxo não parte para a ação fisicamente. Ele atua no “plano etéreo”. Denominam esta prática de atuação “sono” e usam os sonhos para manipular suas vítimas. Fazem uso ainda de instrumentos tais como garfos, vassouras, palito de fósforos¹. Os sintomas iniciais podem ser caracterizados  a partir de expressões tais como: “tudo que eu falo acontece! Meus sonhos ocorreram! Eu controlo tudo!; Etc.”
By Arquivo pessoal

3) Bruxaria de Sangue (hereditária – espiritual) Esta pessoa nasce bruxa(o). Herda a magia via embrionato ou por consagração ou oferenda. Pode estar passivo até que outro “bruxo(a)” o (a) ative. Disparadores de ativação podem ser ações caracterizadas como desviantes (pecado para os cristãos), sonhos em vigília (projeção astral), iniciações, ódio, inveja, ciúme e tantas outras situações. Essas pessoas recebem uma espécie de “marca”.

Disse ainda: “A bruxaria é um fenômeno extraordinário, inexplicável e sobrenatural (…) Está presente no homem, na sociedade, escolas, igrejas (…) Sempre com um fim: destruição!”
Fetiche para evitar Bruxaria
Nigéria

Contou que em relação à Luanda, os bruxos pareciam satisfeitos no período da guerra pelo derramamento de sangue. Ficavam até escondidos. Como o cessar da guerra, uma outra estratégia teve que ser reformulada. Citou como exemplo o aumento gradual dos acidentes de trânsito com óbito, na capital.

Explicou que um alimento associado à bruxaria pode vir abrir “porta” para a entrada de autoridades demoníacas. Possessão demoníaca se dá através de hábitos, crenças, práticas ocultistas.

Já a possessão familiar, herdou o que alguns grupos espirituais denominam de encarnação. O espírito humano etéreo, se apossa de um outro espírito humano corpóreo, no intuito de manipulá-lo para um fim específico. (Ação do malefício).

Contou ainda, que foi procurado por uma família de  certa aldeia africana, reclamando que a carne do patriarca sumia toda noite da panela. Como o pai precisava sair para trabalhar na lavoura bem cedo, a esposa grávida do primeiro filho, preparava-lhe o guisado toda noite. Acontece que, ao levantar, a carne nuca estava onde havia sido guardada. Preocupados com um suposto javali ou outro animal selvagem, armaram uma armadilha a fim de pegar o intruso. Para surpresa do canal, após alguns dias, ao acordarem pela manhã. Repararam que a barriga da mulher estava murcha. Preso na armadilha um bebê!'
Albinos Sagrados

 Histórias como esta e outras são muito comuns em toda Árica subsaariana. É praticamente impossível sair de lá, sem no mínimo respeitar suas crenças e tabus. Para uma ocidental, com formação filosófica humanista e teologia liberal, é muito difícil se sujeitar a tantas questões que a nosso ver, seriam extraordinárias e até fantasiosas. Mas não ficou somente na teoria. Vivemos na prática muitas emoções e sustos, que nos levaram a rever certos conceitos.


Fica comigo! Na parte três deste artigo, trago muitas novidades sobre assunto.

Sempre com vocês.

Chris Viana
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¹ -   Observar a questão do uso de pembas, patuás e amuletos relacionados a madeiras enfeitiçadas em ritos tribais.

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