O Simbólico e o Religioso das Guerras de Israel - Parte 1
Nossa Tese é simples: A História Mosaica não é o ponto de partida para a História de Israel, mas para a História do Judaísmo.
Nosso argumento pretende demonstrar que o sentido natural da "velha história" tem sido distorcidos pelos falsos pressupostos que estamos nos "aproximando de sua concretização" com o "cumprimento das Escrituras".
Contudo, se essas Escrituras reivindicam uma legitimidade imemorial e se esforça para colocar o passado em conformidade consigo mesmo, obviamente é porque ela já domina o presente; o retorno do novo ao tempo antigo sempre acontece em data posterior ao início da existência do novo em si.
Isso vale para os Judeus e Islamitas.
Mas, quando tudo isso começou? Porque se justificam as ações com tantas guerras? Qual é o objetivo dessas dois (meio) irmãos, arquiinimigos milenares? Isso vai acabar um dia? Quem tem razão nesse conflito?
É sobre esse e outros assuntos relacionados à motivação simbólica e religiosa desses povos Semitas que Chris Sturzeneker irá se dedicar nesse episódios e nos demais da serie: "O Simbólico e o Religioso das Guerras de Israel".
Uma imersão gratuita em Teologia e Politica Antiga e Atualizada te aguarda.
Vem com a gente!
Christianne Sturzeneker
Copyright©2005-2024
Comentários
Postar um comentário
Oi, este espaço é pra quem gosta de pensar, do existir e do abrir-se ao saber. Se você é assim, seja bem vindo(a)!