Panteão Semita e Cananita Primitivos - Deuses que Inspiraram os Hebreus
"Mas nunca será demais repetir que não há a menor probabilidade de se encontrar, em parte alguma do mundo ou da história, um
fenômeno religioso puro e perfeitamente original"
(Mircea Eliade)
Segundo Eliade (Rès-1988), antes de ~3000, uma nova civilização, a chamada "Bronze Antigo", despertou na Palestina. Esse acontecimento marca o primeiro
momento do então instituído povo "semita". Segundo a Bíblia, esses serão os primeiros Canaanitas, povos sedentários, agricultores, que deram início a civilização
urbana na região.
Por volta de ~2200 a Civilização do Bronze foi arruinada pelos invasores Amoritas (MAR.TU em sumério, Amurru e Acádico). Até 1929, as informações
sobre essas guerras, invasões, simbioses, e acerca da religião sírio-palestina, eram fornecidas pelo Antigo Testamento, pelas inscrições fenícias e por alguns escritores gregos, tais
como Fílon e Samósata, ambos século II A.D.
O interesse em documentos Ugaríticos prende-se sobretudo ao fato de que estes ilustram a passagem de certas ideologias religiosas á outras (Eliade, 1969). Encontramos
um panteão de deuses onde eram entronizados e cultuados, e substituídos por outros característicos, durante as invasões. Quero aproveitar este espaço e divulgar minha pesquisa sobre as divindades
Canaaníticas mais evocadas nesse período antigo.
Para não ser exaustiva, irei fazer as citações dos deuses principais e suas características, porém não esboçarei
os detalhes. As informações se originaram de diversas fontes, ao longo de estudos de mais de uma década, e hoje tenho imenso prazer em compartilhar com os amados leitores. A bibliografia exaustiva
será acrescentada ao final do artigo. Espero que gostem, curtam, e somem junto a nós suas opiniões e críticas para que possamos aprimorar nosso conhecimento cada vez mais!
ALGUNS ÍDOLOS CAANANITAS
Supremo - Baal - ( Nos textos ugaríticos se confunde com El [poderoso-touro-pai dos deuses - o velho sábio]¹ - deus masculino, solar, agrícola, crescimento e germinação terra, aumento rebanho, fertilidade e natureza.
Consorte: Asherat e Anat (Estrela D'Alva e Estrela Vésper). Asherat, ela própria gerada
por El (Baal), é denominada "mãe dos deuses". El, gera a todos, menos a Baal, que será sua referência nos tempos mais adiantes. Vale ressaltar que o substantivo pronominal baal significa
tanto em hebraico antigo, quanto moderno, "senhor" e "marido".
O termo baal diferencia-se de Adon (pronome de tratamento para senhor). Contudo, na antiguidade remota, o termo baal, derivado do acadiano, quer dizer: "Senhor da Terra", e a posteriori: marido, esposo. Para esposa, consorte, usa-se o termo Baalí.
Era o deus, o proprietário da região. Não era um ídolo em si, mas um benfeitor das sociedades agrícolas, o que provia
a vida, o alimento.
Acreditava-se que em cada região tinha seu próprio senhor - deus, que era responsável pela benção e maldição, referentes à
obediência x desobediência; e, cabia a cada tribo, cuidar, venerar e "obedecer" a esses "senhores e senhoras" da terra para que prosperassem. Daí surgem os totens e o tabu
de comer alimentos oferecido a esses senhores (baals).
Um exemplo bom disso se encontra na relação animosa entre Israel e Samaria, onde Israel não comia o "totem-porco" de Samaria
(características das religiões monolátricas - Vide: Campos, 1970).
Existem ainda outras entidades consideradas deuses entre os semitas e caananitas: Camos, Dagon, Moloque (Melek), Milcon, Terafins, Bezerro, Serpente de Metal, Rainha dos céus,
Malcã, dentre outros do Panteão, por serem mais recentes, adorado na era pós-patriarcal, serão melhor elaborados em outro post.
UMA CURIOSIDADE 👀
PERSONIFICAÇÃO DOS BAALINS ²
Nos tempos de Moisés (Moshe ~1600), os amonitas e moabitas³ passam a adorar os baalins. Principais Baalins:
1) Baal Berith - senhor da aliança - adorado em Siquém (ref.Jz.8:33)
2) Baal Gade - senhor da fortuna - adorado no vale do Líbano (ref. Jz. 11:17; Is. 65:11)
3) Baal Hamom - senhor da multidão - adorado por Salomão (ref,. Cantares 8:11)
4) Baal Hanã - senhor da gentileza - adorado em Edon (ref. Gn.36:38)
5) Baal Hazor - senhor da aldeia - (II Sm. 13:23)
6) Baal Hermom - senhor dos heveus - deus de Hermom - (ref. I Cr. 5:23)
7) Baal Meon - adorado pelos rubenitas. Além de Nm. 32:38, o termo é citado no achado arqueológico de
1868 - a Pedra Moabita - Esta traz uma citação em hebraico antigo onde "Baal Meon" (cidade) é citada como criação de "Mesa", filho deus Quemos (a entidade, o deus territorial)
, rei de Moabe, cerca de 860 a.C.
8) Baal Peor - senhor de Peor - divindade Moabita adorada monte Peor, (ref. Nm. 23:28; 25:3)
9) Baal Perazim - adorado em todo o vale de Refain - (ref. IISm. 5:20)
10) Baal Salisa - senhor da aldeia de Salisa, adorado pelos contemporâneos de Elizeu - (ref.
II Rs.4:42), localizado posteriormente na região atribuída a tribo de Efraim.
11) Baal Tamar - senhor das palmas - seu centro Ritual encontrava-se em Gibeá (ref. Jz. 20:33).
Veja na xilogravura abaixo como a deusa Vênus (paleolítico) foi sincretizada ao deus canaanita.
12) Baal-Zebube - senhor das moscas - adorado em Ecrom (ref. II Rs. 1:2). Uma das figuras mais polêmicas
do panteão canaanita. Era temido pela sua ferocidade em expulsar os inimigos. Era invocado para proteção agrícola, necromancia, e para amaldiçoar plantio inimigos. Na Idade Média
foi denominado de Belzebu, o maioral dos demônios. De acordo com o Dicionário da Bíblia On Line, Baal Zebube correspondia ao deus filisteu de Ecrom. Acazias consultou-o. Supõe-se que o
nome é uma desdenhosa modificação judaica de Baal-Zebul ‘Senhor da casa alta’ (Mt 10.25) e também ‘Senhor da mosca da esterqueira’. Não deixa de ser natural tal designação,
visto como são numerosas as moscas nos climas quentes, sendo certo, também, que os egípcios fizeram do escaravelho um deus.As vezes é sincretizado como Moloque e/ou Dagon.
Baal Berith |
[...] E construí Baal-Meon, fazendo nela um reservatório [ou cisterna]; construí também Qaryaten. Os homens de Gade
tinham sempre habitado a terra de Atarot e o rei de Israel tinha construído Atarot para eles; mas ...eu combati contra a cidade [...]
(Antigo Texto Acadiano)
שע. כי. השעני. מכל. המלכנ. וכי. הראני. בכל.
שנאי
| עמרי. מלכ. ישראל. ויענו. את. מאב. ימנ.
רבן. כי. יאנפ. כמש. באר
ORGANOGRAMA EM INGLÊS DAS PRINCIPAIS DIVINDADES CAANANITAS
ASPECTOS CONCLUSIVOS
A visão canaanita da religião não era exclusiva. Toda a sua importância e significação foram realçada pelo fato dos
Israelitas, ao penetrarem em Canaã, viram-se diante desse tipo de sacralidade cósmica, que incitava a uma atividade cultual complexa e, apesar dos excessos orgiásticos, não desprovida de grandeza
(Eliade - Vol. 1. p.149 - 1988)
Como os Israelitas compartilhavam dessa sacralidade, um problema foi aferido ao modo de lidar com essa ideologia religiosa e ritualística. Como integrar sua crença
sincretizada ao "chamado" sem integrar na prática a ideologia canaanita?
Quase obsoleta a questão! Para isso precisavam criar uma ideologia específica baseada na modalidade intermitente e circular do principal deus,
Baal, símbolo da vida total. Daí começa-se a pensar e instituir o culto a IHVH(YAVÉ).
Muitos elementos religiosos caananeus foram assimilados pelos israelitas, porém esses empréstimos eram
um aspecto do conflito: Baal era combatido com suas próprias armas.
Notas
¹- Nas inscrições ocidentais semíticas, El é contudo denominado "criador da terra"; ver Pope, em W.D.M., I, p.280 - Eliade, 1969.
² - Baalins - Plural de Baal, eram imagens de Baal, e aspectos territoriais do mesmo Baal, seria como a teofania de D'us.
³ - Amonitas e moabitas -Os amonitas foram um povo que habitava a região da Palestina. Pouco se sabe sobre a origem e os costumes desse povo. Segundo o relato do Gênesis, a origem dos amonitas vem do incesto da
filha mais nova de Ló com o seu pai, conforme Gênesis 19:31-38. Segundo o Livro dos Juízes, os amonitas exerceram domínio sobre os israelitas durante alguns períodos de tempo, sendo seu poderio
fora rompido por Eúde, que assassinou à traição o rei amonita Eglom. Mais tarde fortaleceram-se novamente e estavam saqueando Israel quando Jefté obteve uma grande vitória sobre os
amonitas e libertou Israel. Os moabitas foram um povo nômade que se estabeleceu a leste do Mar Morto por volta do século XIII
a.C., na região que mais tarde seria chamada de Moabe. Eram aparentados com os hebreus, com os quais tiveram vários conflitos.
Referências Bibliográficas
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***Eugène Talbot, no prefácio de “Oeuvres complètes de Lucien de Samosate”, Tome 1, Ed. Hachette (Paris) 1912.Gravuras e Referencias Disponíveis:
http://www.argyrou.eclipse.co.uk/myths/bible/History.htm
http://biblia.com.br/dicionario-biblico
https://www.google.com.br/imagens
http://www.gutenberg.org/
http://www.cursosec.com/html/estudos/imagens/cuneiforme.png.pagespeed.ce.eD_9MTEOkt.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifHqPcDJdb54Ee-Q2j36PmpVTdSRuvIbsB8DP2vnHnBJ_hDx5b__KAeYLLjETYjNf4vZPoIr3XmtJQWzm06F5X_4oawurORxDZpCpGNVqK1HRBc_GnIqqmjTujPwC4loUzT6QQ1OLowFI/s1600/escrita-cuneiforme_idade-antiga_sumerios.jpg
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https://www.google.com.br/search?q=amonitas&oq=amonitas+&aqs=chrome..69i57j0l5.2703j0j4&sourceid=chrome&es_sm=93&ie=UTF-8#q=moabitas.
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https://www.google.com.br/search?q=amonitas&oq=amonitas+&aqs=chrome..69i57j0l5.2703j0j4&sourceid=chrome&es_sm=93&ie=UTF-8#q=moabitas.
As citações bíblicas se aplicam à Bíblia de Jerusalém, Ed. Paulus - 1963; Torah, Publicação Sepher- 1996.
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