Chapada Diamantina - Paraíso de Mistérios e Culturas - Parte I - Lençóis


Estou de volta, e assim como eu, espero que seu 2015 esteja recheado de alegrias e conquistas!

Quero começar este ano relatando nosso passeio no coração do Brasil, na Chapada Diamantina, e com algumas fotos, demonstrar um roteiro prático, barato e delicioso desse passeio.

Saímos do Espírito Santo e Seguimos para Salvador pela BR 101 (média 1000 Km). 
Aproveitamos o dia na capital do acarajé (mas acredite, comemos bolinho de bacalhau - por sinal - horrível! lá no Pelourinho ...). Assistimos um ensaio do Olodum com a "Mulher de Lama" (a foto ficou medonha!), e depois de um por-do-sol na praia do forte, seguimos por mais 6 horas de viagem até Lençóis, uma das cidades que compõe a Chapada diamantina. 
    

Bucólica e cosmopolita ao mesmo tempo, Lençóis é uma linda cidade histórica com grande vocação turística. Possui a maior infraestrutura da região, com aeroporto, inúmeras opções de hospedagem, alimentação e agências de turismo. 

Fomos recepcionadas com muita cordialidade e cultura. O proprietário sr. Renan juntamente com sua Família nos receberam na Hospedaria Doce Lar com todo cuidado e conforto disponibilizado. 

O local é simples, mas muito limpo e organizado. O café da manhã é bem variado com frutas, massas, sucos, cafés, chás e frios, todos fresquinhos e em abundância! Durante o dia o calor é abundante, porém mesmo no verão é possível sentir a brisa fria a noite! No inverno a temperatura oscila bastante! Porém, é o melhor período por não ser o de chuvas! A noite o céu estrelado irradia o bucolismo, permitindo bom vinho e boa música por toda a cidade.



A Chapada Diamantina é a parte norte da Cadeia do Espinhaço, no Estado da Bahia. Incluindo 38 Municípios e estendendo-se por 330km, a sua porção sul está na região de Ituaçu e Livramento do Brumado, chegando ao norte até Santo Inácio, no Município de Xique-Xique. Toda a região possui relevo muito acidentado, solos pobres em nutrientes e extremamente ácidos, com clima mesotérmico, caracterizado por invernos secos e verões brandos e chuvosos (Harley 1995).

Variadas formações vegetais são encontradas na Chapada Diamantina, desde campestres até florestais: caatinga, carrasco, cerrado, florestas das encostas das serras, dos grotões e as ciliares. 

Depois de descansarmos seguimos no primeiro dia de nossas férias para a trilha I que se inicia na Cachoeirinha e Serrano, trilha Rio Lençóis. O local é lindo e ao Cume do Serrano escalado apenas com as mãos, pudemos observar a cidade já deixada para trás, após 2 h. de caminhada. A trilha 1 engloba: 

- Rio Lençóis,
- Serrano (trilha)
-Cachoeirinha
- Salão das Areias e Pedras Coloridas,
- Caminho de Halley
- Poço de Halley
- Cachoeira da Primavera ( linda!!!)
- Serra do Sincoré

-Cachoeira da Fumaça ( 380 metros de queda!! Rapel maravilhoso!)
Serrano


A Caminhada foi deliciosa!


Pudemos observar a natureza, o canto de uma variedade enorme de pássaros, além de banhos exóticos e refrescantes na cachoeiras e riachos que preenchem todo o trajeto. No meio da Caatiga um cenário de frescor e tranquilidade.
Tobogã Natural
"O ser Humano precisa aprender a conservar a natureza para que as próximas gerações tenham acesso às maravilhas que as compõe!"

Salão de Areia








Para seguirmos o Caminho de Halley, parte integrante da Trilha I, é necessário passar pelo salão de areia. O local está bem ferido pela presença humana, porém é possível deslumbrar-se das obras do Criador.




Desfrutando dos prazeres e delícias de Lençóis
Refrescar nas águas geladas e ricas em óxido ferroso, além de um alisamento capilar natural, é revigorante para as próximas horas em que desbravaremos a Trilha. Seguimos pelo Halley e depois passamos pelo poço de mesmo nome, e começamos nossa busca pela Cachoeira primavera. 
Segui a trilha, e minha experiência como mochileira e desbravadora nos levou a alguns lugares bem exóticos, e conseguimos subir local completamente novo, que nos permitiu acessar a ponta mais íngreme do Serrano sem equipamento. Foi muito louco, mas a vista e o desafio cumprido permitiu todo o prazer!

Poço de Halley

A natureza modelada pelo Criador, nos permitindo seu deslumbre e magia....
A subida do Sincorá permitiu avistar os fundos da Cachoeira da Fumaça, que devido ao tempo não fomos na sequencia pois afastaríamos demais do caminho de volta.  Esse paredão foi um dos trechos fora da trilha popular que escolhi para desbravar

Subindo O Sincorá
Cachoeira da Primavera


Missão Cumprida! Final do Primeiro dia em Lençóis!






                                                                                                                                    Christianne Thomes Viana©
Todos os Direitos Reservados


Ao passar por algumas fendas e precipícios avistamos o Sincorá, nossa última parada!!!









































Comentários

  1. Esses é um dos lugares mais lindo que já fui! Aproveitem as dicas e se aventure nessa jornada fantástica! Vocês não se arrependeram

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, este espaço é pra quem gosta de pensar, do existir e do abrir-se ao saber. Se você é assim, seja bem vindo(a)!

Postagens mais visitadas