Mircea Eliade - Saga Eliade parte I - Um nome em Antropologia e História
“Toda manifestação do sagrado
é importante; todo rito, mito,
crença ou figura divina.”
Todos sabem que eu sou uma amante insaciável da Antropologia e da História e Filosofia Cultural e religiosa. Digo insaciável, não pela dificuldade
em conter-me, mas pela grande variedade e atualização de dados cíclicos e contínuos que me fascinam ao longo da minha breve existência.
Em minha última jornada em África ( Luanda e Cia - julho de 2013) pude adquirir a Coletânea em Edição de Luxo, Capa do Vaticano,
da trilogia: "História das Idéias e Crenças Religiosas", deste autor que eu tanto me inspiro e admiro.
Antes de iniciar esse passeio pelas vastas planícies Mirceanas, quero falar um pouquinho desta figura histórica. Mircea Eliade (1907-86) nasceu na Romênia e após a Segunda Guerra Mundial mudou-se
para Paris, onde ensinou na École Pratique des Hautes Études.
Foi convidado a lecionar na Universidade de Chicago, em 1957, onde permaneceu até sua morte. Publicou vasta obra como historiador das religiões, filósofo,
poeta e romancista, com destaque para O sagrado e o profano; Mitos, sonhos e mistérios; O mito do eterno retorno; e Ferreiros e alquimistas dentre outros de tamanho renome.
Falava e escrevia fluentemente oito línguas (romeno, francês, alemão, italiano, inglês, hebraico, persa e sânscrito), mas a maior parte dos seus
trabalhos acadêmicos foi escrita inicialmente em romeno (depois em francês e em inglês). É um dos mais influentes historiadores e filósofo da religião da contemporaneidade.
Fez parte do Círculo Eranos¹.
Considerado um dos fundadores do moderno estudo da história das religiões e grande estudioso dos mitos, elaborou uma visão comparada das religiões, encontrando
relações de proximidade entre diferentes culturas e momentos históricos.
No centro da experiência religiosa do Homem, Eliade situa a noção do Sagrado. Sua formação de historiador e filósofo levou-o ao estudo dos
mitos, dos sonhos, das visões, do misticismo e do êxtase. Na Índia estudou ioga e leu, diretamente em sânscrito, textos clássicos do hinduísmo que ainda não tinham
sido traduzidos para as línguas ocidentais.Autor prolífico, procurou encontrar uma síntese dos temas que abordou.
Em seus escritos, é, frequentemente, destacado o conceito de hierofania, através do qual Eliade definiu a manifestação do transcendente em um objeto
ou um fenômeno do cosmo. Após a Segunda Guerra Mundial, durante a qual ele serviu com a Legação romena no Reino Unido e Portugal, Eliade foi incapaz de voltar à Romênia recém
comunista por causa de sua ligação com a ala-direita Ionescu.
A instâncias de Joachim Wach, o antecessor de Eliade na Universidade de Chicago, um comparativista e hermeneuta, Eliade foi convidado a dar os 1956 por Haskell para Palestrar
sobre "Padrões de início" da Universidade de Chicago. Estes foram publicados mais tarde como o nascimento e o renascimento.
Em 1958, foi convidado para assumir a cadeira de História das Religiões departamento em Chicago. Premiado em 1977 pela Academia Francesa, recebeu a Legião
de Honra. Na Europa publicou trabalhos sobre alquimia e viajou como adido cultural de seu país.
Morou em Portugal e na França, onde escreveu "O Mito do Eterno Retorno". Fundamentalmente considera a expressão religiosa - tradicional e contemporânea
- como um fenômeno que chama de hierofania , as diversas manifestações do sagrado no mundo.
A interpretação essencial de Eliade para as culturas religiosas e a análise de experiência mítica caracterizavam suas obras: Faleceu em 22
de abril de 1986 vítima de um acidente cerebral.
"Mas nunca será demais repetir que não há
a menor probabilidade de se encontrar,
em parte alguma do mundo ou da história,
um fenômeno religioso puro e perfeitamente original".
(Mircea Eliade, 1990)
Nota
¹ - Eranos é a designação dada a um encontro de pensadores dedicados aos
estudos da espiritualidade que ocorreu regularmente próximo a Ascona, na Suíça, a partir de 1933, na qual Jung fazia parte com outros figurões da Filosofia, Psicologia, História, Hermenêutica,
Religião e afins
PRINCIPAIS OBRAS
- O Conhecimento de Todas as Eras - São Paulo: Mercuryo, 1995 - 401 p. -Nesta obra ele aborda cosmogonia, iniciação, mitos sobre a origem da morte, Messianismo, etc.. Percorre os textos da Mesopotâmia, Grécia antiga, Índia (Vedismo, Bramanismo, Budismo, etc.), Austrália, Ásia, Oceania, África, Américas do Norte e do Sul.
- História das Crenças e Ideias Religiosas (5 volumes) - Cosmogonia das manifestações do sagrado e uma análise dos momentos criadores das diferentes tradições religiosas. Desde os primeiros comportamentos mágico-religiosos do homem pré-histórico até o florescimento do culto à Dionisíaco, através das religiões da mesopotâmia e do Egito antigo à religião de Israel, a Indo-Européia, da 'Índia antes de Buda, da Grécia e a Iraniana.
- Imagens e Símbolos- São Paulo: Martins Fontes, 1990 - 281 p.
- Mefistóteles e o Andrógino - Comportamentos religiosos e valores espirituais não-europeu São Paulo: Martins Fontes, 1990 - 276 p.
- Mito do Eterno Retorno (O) - São Paulo: Mercuryo , 1990 - 276 p.
- Sagrado e Profano (O) - São Paulo: Martins Fontes.
Referencias Bibliográficas
Eliade, M. História das Idéias e Crenças Religiosa - Vol. I, II, III - Ed. Rès Payot Paris - 2013.
Eliade, M. - Sua Vida e História - Ed. Cavalo de Ferro - Lisboa - PT.
Disponível em:
http://westminster.edu.or/mirceaeliade.en > acesso em: 10 dezembro 2014.
http://kirjasto.sc.fi/eliade.htm > acesso em 13 dezembro 2014.
http://www.cavalodeferro.com/index.php?action=manufacturer_info&manufacturers_id=25> acesso em: 16 dezembro de 2014.
http://www.jstor.org/discover/10.2307/1201637?sid=21105466304763&uid=2&uid=4&uid=37 > acesso em 16 dezembro 2014.
Christianne Thomes Viana©
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