ANTROPOLOGIA CULTURAL IV - GRUPOS ETNOLINGUÍSTICOS DO CONGO
A região sócio-cultural Congo em Angola é composta pelas províncias político-administrativas de Cabinda, Zaire, Uíge e uma parte do norte da província do Bengo.
O grupo etnolinguístico Congo tem 7 milhões de falantes e como língua o kikongo também é falado fora das nossas fronteiras. O kikongo é falado no extremo sudoeste da República do Congo-Brazzaville, no sudoeste da República democrática do Congo e no Gabão, mas o nosso estudo baseia-se só nos Bakongo de Angola, que têm como línguas vizinhas o Kimbundu a sul e sudeste e o cokwe a leste:
«O país Congo corresponde grosso modo ao território do antigo reino do Congo e constitui uma região de planícies e colinas, onde a agricultura, adaptada à alternância de uma estação de chuva (Setembro-Abril) e uma estação seca (Maio-Agosto), é dominada pela cultura de mandioca e de jinguba» (Ndonga Mfuwa, 2002:149).
Essencialmente agricultores, os Bakongo são muito dinâmicos e conservadores, trabalham arduamente a procura do alto sustento. Respeitando a sua tradição, fazem tudo para mantê-la viva, apesar da globalização que aos poucos nos vai afetando:
«A sua capital de Mbanza Kongo, é ainda hoje o alto lugar simbólico de todos os bakongo. A língua que era utilizada (kisikongo) foi uma das primeiras línguas africanas ao sul do Saara a conhecer não só a escrita, como também a gramatização graças à transferência tecnológica do alfabeto latino no sec. XVI». (Ndonga Mfuwa, 2002:151). ( Fonte: http://mwelokyeto.com)
Tratarei de especificar aqui neste espaço, as subdivisões, de acordo com o Museu de Antropologia de Luanda - Angola - AF, onde estivemos para nossa pesquisa de Campo em 25/07/2013.
GRUPOS ETNOLINGUÍSTICOS - 04 GRUPOS
1) ETNIA BANTU - Kikongo, Kumbundu, Umbundu, Côkwe(Thôcue), Akwia Ngangela, Nyaneka Humbi, Helelo, Ovambo.
2) VATWA - Kwisi e Kwep
3) ! KUNG
4) DESCENDÊNCIA ESTRANGEIRA ( MESTIÇOS)
OVAMBO - EM VESTES RITUAIS |
Comentários
Postar um comentário
Oi, este espaço é pra quem gosta de pensar, do existir e do abrir-se ao saber. Se você é assim, seja bem vindo(a)!