Qual é o verdadeiro sentido da Páscoa?

Afresco Parousia - Museu de Florença - 1661

A palavra Páscoa significa “passagem” (pessah), tanto para os judeus quanto para os Cristãos. 

No sentido Judaico, a Páscoa (Êxodo 12:18,19; 13:3-10) é a comemoração da saída do povo de Israel da escravidão do Egito. 

Começa no décimo quarto, à tarde, isto é, no princípio de décimo quinto dia de Abide ou Nisã, com a refeição sacrificial, quando um cordeiro ou um cabrito inteiro era assado e comido pelos membros duma família com ervas amargas e pães ázimos (sem fermento). 

Nessa ocasião o chefe da família contava a história da redenção do Egito. Os sacrifícios significavam expiação e dedicação; as ervas amargas faziam lembrar da amargura da servidão egípcia; os pães ázimos simbolizavam a pureza (Lev. 2:11). 

Para os cristãos (católicos e protestantes) a Páscoa simboliza a morte vicária de Cristo  (substitutiva, ou seja - Jesus morreu em nosso lugar -  para nossa redenção), bem como a promessa de ressurreição e 2ª Vinda (parousia). 

Sabe-se que em 325 d.C., na ocasião do Conselho de Niceia, composto por membros da Igreja católica, criou-se a Tabela eclesiástica, baseada na “Lua Eclesiástica”, imaginária.

Na verdade, o dia da Páscoa vem a ser o primeiro dia depois da Lua Cheia Eclesiástica que ocorre após 21 de março, dia do Equinócio (quando o sol passa por sobre a linha da Equador).

A Quarta-feira de cinzas acontece 46 dias antes da Páscoa, portanto, a Terça-feira de Carnaval, último dia da festa pagã antes da quaresma.
 
Portanto a celebração da Páscoa é móvel de ano para ano (2000- em 23/04; 2001- em 15/04; 2002 - em 31/03; 2003- em 20/04; 2004- em 11/04; 2005 - em 27/03, [...] 04/04/2021, etc.) 

Provoca-nos uma questão central: Qual o seu verdadeiro significado religioso e político da páscoa para hoje?


Quando partimos destes pressupostos teológicos, podemos afirmar que:

 1. A Páscoa tem o sentido de libertação. O maior ato de injustiça é a forma com que um ser humano subjuga o seu semelhante, através da escravidão. 

Hoje existem várias formas de escravidão: o viver do salário minimo; de benefícios sociais; a obscuridade dos gastos públicos, bem como prestações de contas duvidosas; a corrupção e impunidade nos altos escalões do Governo, a ganância pelos juros dos empresários sonegadores e corruptos, etc. 

Eu esgotaria as paginas e não elaboraria todas as condições opressoras da contemporaneidade....

Diante da falta de responsabilidade social dos líderes judeus de sua época, Jesus afirmou:

 “Em verdade vos digo que, quando o fizestes (injustiça social) 
a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” 
(Mt. 25:40). 

E o destino destes que escravizam é a condenação. Mas aos pequeninos, disse Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (João 8:32).

 2. A Páscoa conota sentido de ressurreição. Jesus disse que Ele mesmo é a ressurreição e a vida (João 11:25). A ressurreição hoje é a possibilidade do operariado sair de seu flagelo social e ter uma condição digna de sobrevivência e quando as distribuições de riquezas são mais justas.

Se nós pudéssemos reduzir a população do mundo inteiro a uma aldeia de 100 pessoas, mantendo as proporções de todos os povos existentes no mundo, esta aldeia seria composta desta forma:

[...] 57 asiáticas; 21 europeus; 14 americanos (América do Norte e Sul); 8 Africanos, 52 mulheres; 48 homens; 70 não seriam brancos; 30 seriam brancos; 70 não seriam cristãos, 30 seriam cristãos, 59% da riqueza no mundo seria possuída por 6 pessoas e todas elas seriam norte-americanas; 80 morariam em casas sem nenhuma condição de habitação, 50 sofreriam de desnutrição, 1 estaria para morrer, 1 estaria para nascer, 1 possuiria um computador, 1 teria concluído o curso superior. 

Para e pense sobre isto! Que lugar perverso é esse que se alastra em nossos caminhos?

3. A Páscoa tem sentido de Renovação. A Páscoa não é uma liturgia fúnebre, mas a Celebração da Vida e da Esperança Cristã. Jesus veio ao mundo para que tivéssemos vida e Vida em abundância (Jo.10:10), bem como vida eterna (Jo. 3:16):

 “Se alguém está em Cristo, uma nova Criatura é, as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo” II Cor.5:15. 



Renovação hoje,significa condições mínimas de educação, saúde, trabalho e habitação. Dignidade ao ser. Esse .

Concluímos nossa breve reflexão, nesta singela oração:

“Óh! Senhor, nosso Deus, dá-nos a graça de te desejar com todo o nosso coração; e que o nosso desejo nos leve a buscar-te e a encontrar-te; e que, encontrando-te, possamos amar-te. E que, amando-te, possamos odiar aqueles pecados de que nos redimistes.”

 (Santo Anselmo).

Layah Pessah!🦒




Christianne Thomes Viana©






Comentários

Postagens mais visitadas